PRIMAVERA

PRIMAVERA
BOTTICELLI

VENUS

VENUS
Alexandre Cabanel

CLEÓPATRA

CLEÓPATRA
Thomas Frances Dicksses

OPHELIA

OPHELIA
Alexandre Cabanel

Morte de Cleópatra

Morte de Cleópatra
Gianpietrino

Alexandre Cabanel - França -

Alexandre Cabanel - França -
Alexandre Cabanel

quinta-feira, 24 de março de 2011

FLORES DE AÇO - ANNE SULLIVAN MACY 1 PARTE

Anne Sullivan, circa 1894Anne Sullivan Macy



Johanna (Anne) Anne Sullivan Macy ou Mansfield Sullivan Macy, educadora especial, nasceu em  14 de abril de 1866  em Feeding Hills, Massachusetts.



Anne Sullivan, age 15 
SUA FAMILIA E SEUS ANOS DE FORMAÇÃO:

Anne Sullivan foi a filha mais velha de pobres, analfabetos e não-qualificados imigrantes irlandeses.

Anne foi criada em extrema pobreza. Ela era a mais velha de cinco filhos, dos quais apenas dois atingiram a fase adulta. Seu pai, Thomas Sullivan, era alcoólatra  e Anne cresceu sempre a mercê da pobreza maus-tratos físicos por parte de seu pai.


A situação de toda familia extremamente difícil após a morte de sua mãe, em janeiro de 1874. Os irmãos de Ana, Maria e Jimmie, foram enviados para morar com seu tio, e Anne permaneceu com o pai. Durante este tempo, Thomas Sullivan compartilhou histórias com Anne sobre o folclore irlandês e protestou contra a injustiça dos latifundiários irlandeses e britânicos.
 

Quando Anne tinha 7 anos ela desenvolveu o tracoma , uma infecção bacteriana dos olhos. A infecção não foi tratada e afetou sua visão. Ela não tinha quase nenhuma visão útil, até que aos 15 anos de idade, quando realizou uma operação que restaurou muito pouco de sua visão, mas ela permaneceu deficiente visual para o resto de sua vida.

Sullivan situação da família tornou-se extremamente difícil após a morte de sua mãe, em janeiro de 1874. Seuss irmãos  Maria e Jimmie, foram enviados para morar com seu tio, e Anne permaneceu com o pai. Durante este tempo, Thomas Sullivan compartilharam histórias com Anne sobre o folclore irlandês e protestou contra a injustiça dos latifundiários irlandeses e britânicos.

Esta parte de sua infância foi encerrado em 22 de fevereiro de 1876, quando Jimmie e Anne foram enviados para o Asilo Tewksbury, uma instituição que abrigava pessoas pobres e necessitados. Anne tinha apenas 10 anos de idade na época.

Apesar de ser deixada em um orfanato, sem instalações de educação formal, Anne Sullivan prosperou. Quando o presidente do Conselho Estadual de caridades, Frank Sanborn visitou o orfanato Tewksbury, Anne literalmente se atirou na frente dele gritando: "Sr. Sanborn, eu quero ir para a escola."  

Não existe explicação do porquê Anne e Jimmie foram enviados para o asilo de mendicidade, enquanto sua irmã Maria foi enviada para a casa de uma tia. No entanto, Nella Braddy Henney, em sua biografia, intitulada Anne Sullivan Macy , sugere que Anne e Jimmie eram mais difíceis de lidar do que Mary, Anne, porque ela se comportava mal e foi contrário, e Jimmie porque de um quadro de tuberculose. Após a sua chegada em Tewksbury, Anne,  protestou contra as tentativas de separá-la de seu irmão. Como resultado, ambos os irmãos foram enviados para a ala feminina, onde os presos incluíam mulheres que eram fisicamente e mentalmente doente:
Muito do que me lembro sobre Tewksbury é indecente, cruel, triste, horrível, à luz da experiência adulta, mas nada que corresponda com o meu entendimento atual dessas idéias entrou em minha mente infantil. Tudo o que me interessava. Eu não fiquei chocada, triste, triste e preocupada com o que aconteceu. Essas coisas aconteceram.  Era a vida que eu conhecia. Coisas que me impressionaram A curiosidade me manteve alerta e com vontade de saber tudo.

Ainda durante os anos de formaçãp de Anne, deve ser ressaltado que

Tewksbury era famoso em todo o estado de Massachusetts. Em 1874, a população incluída alcoólatras necessitando de tratamento, bem como aqueles rotulados como "pobre louco." O maior grupo de imigrantes eram pobres da Europa. Durante o tempo de Anne em Tewksbury, a maioria destes eram católicos irlandeses.
Rumores circularam em todo o estado sobre a crueldade para com os presos na instituição, práticas de  perversão sexual, e até mesmo canibalismo. Como resultado desses rumores, o Conselho de Estado Charities lançou uma investigação sobre as instalações. A investigação foi liderada por Samuel Gridley Howe, um dos fundadores da Escola Perkins para Cegos, em Boston, Massachusetts.
Em uma coleção de pensamentos que Anne escreveu mais tarde na vida, intitulado Observações Foolish de uma louca , ela refletia sobre suas experiências em Tewksbury:
Inesperada boa encheu as fendas de frustração na minha vida. Mas às vezes a melancolia sem motivo prende-me como um vício [sic]. Uma palavra, uma inflexão estranha, a forma como alguém atravessa a rua, traz todo o passado antes de mim com clareza e completude tão surpreendente, meu coração pára de bater por um momento. Então, tudo ao meu redor Parece que foi há tantos anos atrás. Até mesmo o feio quadro edifícios são revividas. Mais uma vez eu vejo o povo feio que mancando, amaldiçoado, alimentados e roncava como animais. Eu tremo recordando como eu via cenas de vil coração exposição a céu aberto de um abandonados não é uma coisa agradável. Duvido que se a vida, ou a eternidade para esse assunto, é longo o suficiente para apagar os erros e borrões feios marcou em cima do meu cérebro por aqueles anos sombrios.


A men's ward at Tewksbury, 1898


A morte de seu irmão Jimmie


Três meses depois de Anne e Jimmie chegou Tewksbury, Jimmie morreu. Anne tinha amizade com uma mulher gravemente incapacitada chamada Maggie Carroll. Quando Jimmie morreu, esta mulher profundamente religiosa aconselhou Ana a resignar-se a uma vida na instituição, sendo esta a vontade de Deus.
Anne não aceitaria isso como seu futuro. Nem ela concorda em continuar a tomar parte nos rituais católicos, como a confissão. Ela cresceu cada vez mais cética em relação a religião organizada, enquanto ao mesmo tempo mantendo um forte sentimento de sua herança católica irlandesa. Um fatalismo sombrio espreita sua vida:
Eu devo ter s dormido quando Jimmie morreu, porque eu não ouvi rolar em sua cama. Quando eu acordei, já estava escuro. A noite, as luzes do ala estavam ainda a arder. De repente eu perdi de vista a  cama de Jimmie. O espaço negro e vazio onde ele ficava me encheu de medo selvagem. Eu não podia sair da cama, meu corpo tremia tão violentamente. Eu sabia que Jimmie estava morto ... Tudo era escuro por dentro. Eu não podia ver a cama em primeiro lugar. Eu estendi minha mão e tocou a grade de ferro, e agarrai-me a ela com todas as minhas forças até que eu pudesse equilibrar-me sobre os meus pés. Então eu rastejei ao lado da cama - e tocou-lhe! senti o corpinho frio, e algo em mim se quebrou. Meus gritos despertaram todos no hospital. Alguém correu e tentou puxar-me para longe, mas eu segurava o pequeno corpo e segurei com todas as minhas forças.




Uma Breve saida de Tewksbury


Anne Sullivan havia  feito muitas operações em seus olhos durante sua vida. Duas operações foram realizadas sem sucesso em Tewksbury. Em fevereiro de 1877, ela foi enviada para o hospital Soeurs de la Charité, em Lowell, Massachusetts, onde teve ainda outra operação malsucedida. Ela permaneceu lá até julho, ajudando as freiras nas enfermarias e indo em missões na comunidade.

Em julho de 1877, ela foi enviada para a enfermaria da cidade onde tinha mais uma operação mal sucedida. (Seria mais quatro anos, depois de entrar na Escola Perkins para Cegos, que ela teria uma operação bem sucedida.)

Depois de quase seis meses longe de Tewksbury, ela voltou lá chutando e gritando. Anne agora dei conta do horror do asilo de mendicidade. Desta vez em Tewksbury, ao invés de retornar à área com doente e pacientes insanos predominantemente, ela estava hospedada com mães solteiras e mulheres solteiras grávidas. Muitos anos depois, ela escreveu o seguinte em um ensaio de seus pensamentos, intitulada

Observações Foolish de uma mulher tola :
Eu resisti muito a dor física, e eu posso sentir pena real de qualquer um que sofre. As desgraças dos deserdados do mundo despertam em mim não só a compaixão, mas a indignação feroz.
Perkins School for the Blind


Anne estava determinada a sair de Tewskbury. Ela tinha ouvido falar de uma escola para crianças cegas em Massachusetts e que ela tinha ouvido dizer que uma investigação de Tewksbury estava prestes a acontecer. Em 1880, quando Frank B. Sanborn, um oficial do Conselho Estadual de Caridade de Massachusetts, veio inspecionar a escola, Anne jogou-se a ele dizendo: "Sr. Sanborn, Sr. Sanborn, eu quero ir para a escola!"
A excepção foi um sucesso. Logo depois ela se confessou com o funcionário, ela foi enviada para a Escola Perkins para Cegos. Algumas das mulheres que viviam em Tewksbury vestiu para a jornada, substituindo suas roupas surradas e mal ajustadas com a melhor roupa. Mais tarde, ela contou a viagem de comboio para Perkins em 07 de outubro de 1880:
A essência da pobreza, é a vergonha. Vergonha de ter sido esmagada pela feiúra, a vergonha de ser o buraco no padrão perfeito do universo. Nesse momento uma intensa realização da feiúra da minha aparência se apoderou de mim. Eu sabia que o vestido de chita que eu tinha pensado ser bonito quando usava foi motivo de pena de uma mulher.A inadequação de minha roupa não podia ser o motivo da mulher ter pena de  mim.


Boys' classroom at the Perkins School for the Blind, circa 1890Escola Perkins para Cegos.


Anne achou difícil adaptar-se à Escola Perkins para Cegos. Era um lugar calmo e educado, ao contrário do ambiente rude de Tewksbury que ela estava acostumada. Tewksbury foi barulhento e cru. Os homens da classe trabalhadora e das mulheres, que eram predominantemente católica irlandesa, expressa todas as suas emoções em voz alta e em público. Detestável questões não foram discutidas na Perkins, enquanto Tewksbury pintou o mundo real, as cores gritantes. Anne é citada como segue Braddy Henney Nella do livro de Anne Sullivan Macy :
Os anos em Tewksbury abriu janelas e portas mental, afastou as cortinas, dissimulação, revelou profundezas escuras na vida dos seres humanos e que teria permanecido fechado para uma criança feliz criada em circunstâncias diferentes e normais. Todas as minhas experiências me tinha incapacitado para viver uma vida normal. Aprendi rapidamente e me achava superior ao das outras meninas ....
Anne Sullivan ficou mortificada quando as outras garotas riam dela por não ser capaz de soletrar as palavras mais simples. Isso a fez ter mais determinação e querer vencer. Com o tempo, tornou-se uma boa leitora e um amante da poesia como é novamente descrita no livro de Nella Braddy Henney de:
Ela [a professora] tinha uma turma regular em Shakespeare, uma hora por semana, e que a hora era o Paraíso para mim. Quando olho para trás, parece como se contivesse tudo o que era estimulante e muito bem na escola meus dias. Eu costumava deixar a sala de aula em um transe. Lemos A Tempestade, Rei Lear, Macbeth, As You Like It. A impressão que estas execuções feitas em cima de mim foi profunda. Eu literalmente vivi. Pela primeira vez senti a magia da grande poesia, a beleza das palavras, o romance da vida. Através de todas as vicissitudes da minha vida, por todas as voltas e voltas e as correntes cruzadas de minhas experiências extraordinárias, a poesia tem sido a influência espiritualizante e mais nobre que já conheci.
Um ano depois de sua chegada ao Perkins, ela foi enviada para Massachusetts e Ear Infirmary, onde teve a primeira das duas operações. A segunda operação ocorreu um ano depois, em 1882. Estas operações mudou a vida de Sullivan. Sua visão foi bastante melhorada após dez anos de quase nenhuma visão útil.



O alfabeto manual

The Manual Alphabet


Uma das habilidades mais importantes que Anne aprendeu na Escola Perkins para Cegos foi o alfabeto manual desenvolvido para pessoas surdas. Cada letra do alfabeto é formado com um sinal de mão diferente. Para uma pessoa que é surdo-cego, as palavras são assinados na palma da mão. A pessoa sente o movimento dos dedos, que são cercados pela mão do ouvinte. A capacidade de entrar em outro de palma era uma parte fundamental do sucesso posterior de Anne em se comunicar com Helen Keller.
No trabalho de Anne Perkins e mente aguçada resultaram em ela ter sido escolhida como a oradora de sua turma em 1886. Ela deu o seguinte discurso na cerimônia de início:




"Todos os dons maravilhosos físico, intelectual e moral, com que o homem é abençoado, vai, por lei inevitável, se tornar inútil, a menos que ele usa e melhora-los ... Se o amor à verdade, beleza e bondade não é cultivada, a mente perde a força que vem da verdade, o refinamento que vem da beleza e da felicidade que vem de bondade."






Anne Sullivan Macy, circa 1912Anne como Mestre (1886-1904)



Cartas para Anne Hopkins Sophia


primeiro ano de Anne em Tuscumbia é belamente descrito na série de cartas que ela escreveu a Sophia Hopkins - mecenas Anne de seus dias na Perkins. A carta extraída aqui ilustra Anne habilidade como escritor:






... Querida, eu estou contente que o meu sucesso tem sido tal gratificação um para você. Eu agradeço do fundo do meu coração para o amor materno que você me deu quando eu era estudante, só problemático, cuja leviandade deve ter lhe causado nenhum fim da ansiedade. É uma coisa abençoada por saber que há cerca de um [sic] que se alegra conosco quando estamos felizes, e que tem orgulho de nossas conquistas. Eu sei que você temia que o meu temperamento explosivo e língua atrevida iria criar problemas para mim aqui, mas estou feliz por ser capaz de dizer-lhe, no final do primeiro ano da minha independência, que eu tenho vivido em paz com todos os homens e mulheres também. Houve homicídio e traição e incêndio em meu coração, mas não saiu, graças à agudeza dos meus dentes que muitas vezes montavam guarda a minha língua.


















FLORES DE AÇO

Portrait of Anne Sullivan Macy

Portrait of Anne Sullivan Macy

Portrait of Anne Sullivan Macy: Miracle Worker
Portrait of Anne Sullivan Macy: Miracle WorkerPortrait of Anne Sullivan Macy: Miracle Worker


Nenhum comentário:

Postar um comentário